Como a tecnologia pode apoiar a saúde do coração?

8 de novembro de 2021

Cuidar da saúde do coração é essencial seja qual for o momento das nossas vidas. As doenças cardiovasculares constituem um grande desafio para nossa sociedade, cujos hábitos e o estilo de vida colaboram significativamente para o seu surgimento ou seu agravamento. É necessário alertar as pessoas e conscientizá-las da importância da prevenção, ao mesmo tempo em que se deve encontrar soluções para as demandas já existentes.

A tecnologia vem se mostrando uma forte aliada nesse cenário, facilitando ações preventivas e promovendo tratamentos mais eficazes. No post de hoje, vamos abordar os diferentes recursos que têm surgido nesse contexto, explicando também o valor de utilizá-los da melhor forma. Continue sua leitura e saiba mais!

Qual é a importância da saúde cardiovascular?

O sistema cardiovascular é responsável pelo transporte de sangue para todo o nosso corpo, garantindo o recebimento adequado de nutrientes e oxigênio, por exemplo, além da eliminação de resíduos do metabolismo. Os cuidados com sua saúde são fundamentais para a qualidade de vida, o bem-estar e a prevenção de doenças, que afetam milhões de pessoas atualmente e podem ser fatais.

Ao contrário do que muitos pensam, é importante se prevenir e manter um acompanhamento médico a vida inteira. As consultas com um cardiologista podem ser feitas anualmente, por exemplo, para quem não tem demandas de uma frequência maior. Além disso, é preciso cultivar bons hábitos e cuidar da saúde física e emocional, já que foi comprovado que fatores como o estresse também favorecem o surgimento de doenças dessa área.

Para além disso, vale lembrar que os riscos trazidos pelas questões cardiovasculares ampliaram-se consideravelmente devido ao Coronavírus. As pessoas que sofrem desses problemas se enquadram no grupo de risco da COVID-19, então é essencial ter a atenção redobrada. Ainda há muito o que se descobrir sobre o vírus e as suas variáveis. Mesmo com as vacinas, os cuidados extras não devem ser abandonados.

Qual é o panorama da evolução tecnológica na saúde?

Você já ouviu falar em termos como saúde digital ou saúde 4.0? Apesar das especificidades de cada um, todos apontam para a mesma realidade: a tecnologia está cada vez mais entrelaçada com as práticas de cuidado, trazendo diversas transformações para a área.

As soluções são voltadas para a gestão, a prevenção, o diagnóstico e os tratamentos. O fato é que os recursos tecnológicos impactam nossa relação com a saúde desde o agendamento de uma consulta até o acompanhamento e o estudo de casos graves, auxiliando inclusive a salvar vidas. 

Várias mudanças já fazem parte do dia a dia de um grande número de pessoas, enquanto outras ainda não se tornaram tão acessíveis. Há cirurgias e novidades extremamente interessantes surgindo, mas é preciso lutar para que cheguem até a saúde pública de uma forma mais ampla.

As pesquisas não param e a todo momento aparecem novas descobertas, então é importante ficar atento e se manter atualizado. Se inteirar sobre o assunto é necessário não apenas para cuidar do nosso próprio bem-estar, mas também para encontrar soluções eficientes que contribuam para o toda a população.

Como a tecnologia pode ser aplicada em função da saúde do coração? 

No que diz respeito aos cuidados cardiovasculares, é claro que também há diversas inovações e recursos para se destacar. A tecnologia é utilizada tanto para identificar e analisar as demandas, quanto para oferecer um melhor acompanhamento aos indivíduos, prevenindo-os contra doenças ou reduzindo as taxas de mortalidade. Separamos a seguir alguns exemplos de como isso é realizado. Confira!

Acessórios de monitoramento

Existem acessórios voltados especificamente para o monitoramento do quadro cardiovascular. Exemplos disso são as cintas, relógios e pulseiras, que utilizam sensores para acompanhar a frequência e o funcionamento cardíaco. Alguns ainda registram e enviam os dados para um software, mas é importante se informar adequadamente sobre as particularidades de cada produto, seu objetivo, funções e momentos em que é indicado.

Agendamentos e resultados online

A telemedicina oferece vários recursos que facilitam a prevenção e o acompanhamento de doenças cardíacas. Ainda é necessário realizar exames e comparecer a consultas presenciais, para determinadas avaliações, mas as pessoas podem fazer seu agendamento e acessar seus resultados online, de forma prática e otimizada.

Os laudos de diferentes exames já podem ser disponibilizados pela internet, em plataformas seguras que garantem a privacidade e o conforto. Os médicos responsáveis também podem ter um acesso facilitado ao material, além de utilizar a tecnologia para discutir casos com colegas do mundo inteiro.

Novas formas de diagnóstico e cirurgias

Tanto para diagnósticos quanto para operações, existem procedimentos que visam uma melhor abordagem e resultados mais eficazes. Há cirurgias que se realizam apenas por meio de pequenas incisões, sem a necessidade de abrir o peito do paciente, por exemplo. Isso já contribui muito para uma recuperação mais tranquila. Os médicos contam com recursos de vídeo ou mesmo com sistemas robóticos para acompanhar e controlar todo o processo.

No que diz respeito aos exames, a tecnologia permite ter mais clareza quanto aos detalhes e identificar problemas ainda pequenos, facilitando a prevenção e o tratamento antes que se agravem. De modo geral, há vários estudos sendo realizados sobre essa área, pensando em soluções cada vez mais inovadoras.

Como as soluções da ShareCare podem apoiar a saúde do coração?

A ShareCare oferece soluções voltadas para o telediagnóstico, a teleconsulta e a telemedicina, que podem ser grandes aliadas à saúde do coração. É possível tirar dúvidas com maior facilidade, conversando com uma enfermeira virtual, por exemplo, além de acessar seus exames e ter contato com um médico sem precisar sair de casa. 

É claro que, como já comentamos, avaliações e procedimentos presenciais ainda são fundamentais. No entanto, o intermédio da tecnologia faz toda a diferença na hora das primeiras orientações ou mesmo em um momento de emergência, facilitando o contato com um profissional até que maiores medidas sejam tomadas. A agilidade e a praticidade para acessar os serviços funcionam até mesmo como um incentivo ao autocuidado, quando aliadas à devida conscientização.

Apesar dos avanços tecnológicos e de toda a inovação na saúde, as práticas de prevenção e de cuidado não devem ser ignoradas. O ideal é promover conhecimentos e boas práticas de cuidado, ao mesmo tempo em que se busca meios de facilitar o acesso e apoiar o desenvolvimento da tecnologia na área. Esses são passos fundamentais para que a sociedade alcance resultados mais positivos quanto à saúde do coração.

Esperamos que tenha gostado do conteúdo de hoje! Para tirar dúvidas ou conhecer mais detalhes do nosso trabalho, não deixe de entrar em contato!

Panorama sobre os custos da obesidade para o sistema de saúde brasileiro