Quais soluções da Sharecare contribuem para a Saúde 4.0?

17 de maio de 2021
saúde 4.0

A transformação digital na saúde segue em ritmo acelerado. Da mesma forma que a Indústria 4.0 só é possível graças aos avanços tecnológicos dos últimos anos, a Saúde 4.0surge como um novo paradigma para o setor. Nesse contexto, a Sharecare se destaca pelo desenvolvimento de soluções extremamente eficientes para os usuários de planos de saúde.

Com ampla experiência na gestão de saúde populacional, a Sharecare se tornou referência internacional no assunto, trabalhando em parceria direta com operadoras e empresas. Entre os principais benefícios que isso traz, podemos destacar a redução de custos e da taxa de sinistralidade dos planos de saúde.

Neste artigo, detalhamos essas soluções e mostramos os impactos que elas proporcionam nessa nova era da saúde. Então, vamos lá!

Modelagem preditiva

A modelagem preditiva é uma solução baseada em técnicas de machine learning e modelos matemáticos e estatísticos. O objetivo desse tipo de análise é identificar a população com alto risco que pode gerar um custo elevado para a operadora de saúde nos 12 meses subsequentes, com base no histórico de dados e perfil de utilização do plano de saúde.

O resultado final serve como subsídio para o estabelecimento de ações de promoção e prevenção em saúde mais assertivas, antes que os eventos de alto custo cheguem a acontecer.

Em geral, isso inclui quantificar os respectivos custos relacionados. O grande diferencial da solução oferecida pela Sharecare é aplicar essa ideia para promover um modelo de Saúde 4.0.

Olá Doutor 24h

O Olá Doutor 24h é uma central clínica acionada por um 0800, 24 horas, 7 dias por semana. Médicos e enfermeiros ficam à disposição para esclarecer dúvidas e prestar atendimento em caso de urgências e emergências. O atendimento é imediato e pode acontecer por telefone ou telemedicina.

O serviço é um grande aliado das empresas no direcionamento de seus colaboradores. Em alguns casos, o paciente até tem uma necessidade que exige a análise presencial de um especialista: porém, sem saber a quem recorrer, a pessoa tende a ir ao pronto-socorro.

Isso aumenta as filas, gera custos e causa uma demora pouco agradável para o próprio paciente. Isso sem falar na exposição a riscos de contaminação por agentes como o coronavírus.

Com o Olá Doutor 24h, o usuário recebe atenção completa e imediata, pedidos de exames, atestados e prescrições. Hoje, o serviço consegue reverter aproximadamente 85% dos casos com recursos próprios, sem necessidade de deslocamento do paciente.

Atenção Primária Digital

O ecossistema Sharecare conta também com uma estrutura cuidadosamente planejada para a Atenção Primária Digital. O paciente ingressa em uma jornada que contém linhas de cuidado de promoção e prevenção, dependendo de cada caso.

Nas linhas de cuidado de prevenção, são acompanhados pacientes com as principais condições crônicas não transmissíveis, como hipertensão e cardiopatias, diabetes, doenças respiratórias, obesidade, problemas osteomusculares, distúrbios da saúde mental.

O paciente tem uma equipe clínica para chamar de sua e interage via chat ou telemedicina com seu enfermeiro e seu médico. A jornada também conta com os recursos do Aplicativo Sharecare, com o qual o usuário interage com a enfermeira virtual Sara (chatbot) e acessa sua equipe clínica, além de participar de desafios, acumular pontos e ganhar prêmios!

A estrutura atende aos pilares básicos da Atenção Primária em Saúde, garantindo acessibilidade, integralidade, longitudinalidade e coordenação de cuidados. A empresa cliente se beneficia por ter sua população 100% acompanhada de forma individual e personalizada, minimizando riscos e prevenindo custos evitáveis. 

Algoritmos clínicos, interoperabilidade e tecnologia de ponta

Por fim, vale destacar que a Sharecare desenvolveu uma plataforma própria para a gestão de seus pacientes, a Care. O sistema permite a interoperabilidade de informações do plano de saúde, das empresas, laboratórios e outras fontes de dados.

Os dados são mapeados e organizados por algoritmos clínicos que identificam as necessidades e a linha de cuidado adequada para cada um dos pacientes. O cliente tem uma visão clara dos indicadores demográficos, operacionais, clínicos e financeiros por meio de dashboards totalmente customizáveis.

Como você pôde ver, são diversos diferenciais que justificam a posição de destaque que a Sharecare recebe quando o assunto é gestão de saúde. Então, se você quer promover a Saúde 4.0 na sua organização, não perca tempo. Coloque essas soluções para trabalhar a seu favor e conquiste resultados cada vez melhores na sua empresa!

Se quer saber como isso pode ser feito com sucesso, entre em contato com a Sharecare e fale com quem é especialista em tecnologia para a saúde!