Saúde nas Empresas: por que investir na integração dos programas de saúde e bem-estar?

11 de outubro de 2019

saúde nas empresas

Para que qualquer profissional consiga desempenhar bem suas funções, é necessário que ele esteja com a saúde em dia. Afinal, um simples problema afeta diretamente a produtividade e, dependendo da organização, influência também toda a equipe.

Desse modo, oferecer programas de bem-estar e saúde nas empresas é ter colaboradores mais motivados, o que impacta positivamente nos resultados do negócio. Além disso, com tais ações, é possível reduzir as faltas e os afastamentos e também reter e atrair talentos. Um outro benefício é a redução dos gastos com o convênio médico empresarial.

Quer entender melhor a importância de investir na integração da saúde e bem-estar de sua equipe? Confira nosso post e comece a colocar essa ideia em prática!

Avaliação dos riscos

Quando pensamos em programas de bem-estar e saúde nas empresas, é comum isso ser associado a oferecer um bom plano de saúde e outros diferenciais, como uma academia para os colaboradores ou sessões de ginástica laboral.

No entanto, ainda que esses benefícios sejam importantes, na maioria das vezes eles não consideram a necessidade real dos colaboradores, o que pode significar uma despesa que não terá retorno. Por isso, antes de implementar qualquer programa, é fundamental entender o perfil da equipe e fazer uma avaliação dos riscos.

Em outras palavras, quando se fala em saúde e bem-estar, é primordial mapear o histórico de cada colaborador. Como fazer isso? Realizando a gestão da saúde da sua empresa. Hoje, programas com inteligência artificial já podem analisar os dados da sua população e fazer um mapeamento preciso dos grupos. Dessa forma, é possível focar a integração da saúde e do bem-estar na medicina preventiva.

Vamos a um exemplo prático. Imagine que determinado colaborador tem hipertensão arterial, mas não vai regularmente ao médico. Ele também é descuidado com a alimentação e não pratica atividade física. Por meio de uma consultoria especializada na gestão de saúde, você consegue oferecer programas clínicos direcionados para esse colaborador e para outros profissionais que também sofrem com doenças crônicas.

E o mapeamento pode ser feito também para entender a saúde mental. Uma pesquisa da Isma-BR mostrou que 9 em cada 10 brasileiros apresentam algum sintoma (seja leve ou grave) relacionado à ansiedade no ambiente de trabalho. A ideia, então, é promover uma mudança no comportamento e no estilo de vida das pessoas, o que vai impactar positivamente na saúde e no bem-estar de toda a população da empresa.

Como resultado, observa-se uma equipe mais engajada e um clima organizacional harmônico, visto que os profissionais sentem que a empresa se preocupa com eles. Também é comum que os profissionais procurem se dedicar ao máximo e a nutrir o desejo de desenvolver carreira na empresa. Uma pesquisa divulgada na Forbes apontou que colaboradores realizados no trabalho são até 20% mais produtivos que aqueles que se sentem insatisfeitos.

Mensuração de resultados clínicos

Uma dúvida comum dos gestores é se o investimento em programas de saúde e bem-estar são realmente eficientes, ou seja, se esse não é somente um custo a mais no orçamento. Mas o que é preciso ter em mente é que, quando você faz a gestão de saúde e analisa os dados da população, propondo ações específicas, consegue mensurar, de forma objetiva, os resultados clínicos.

Além disso, os programas são direcionados também para que as pessoas aprendam a como usar o plano de saúde de forma eficaz e responsável, sempre realizando os exames preventivos recomendados para a faixa etária e histórico de saúde, o que resulta em maior qualidade de vida e redução de complicações médicas.

Com o tempo, a empresa passa a registrar menos faltas e também a reduzir as taxas de afastamento. Sem contar que colaboradores saudáveis são mais felizes e produtivos, ou seja, os gestores podem mensurar os resultados dos programas de integração de saúde e bem-estar também na melhora do desempenho da equipe.

Redução de gastos

Adotar ações de saúde nas empresas, além de aumentar a produtividade, tem como resultado também a sustentabilidade financeira da organização com a redução de gastos. Confira mais na sequência.

Diminuição do turnover

Quando o colaborador se sente bem em uma organização, trabalha em uma equipe motivada e recebe, além dos benefícios tradicionais, outros diferenciais, principalmente os voltados para sua saúde e bem-estar, tende a continuar no emprego.

Dessa maneira, fazer a gestão de saúde e adotar programas clínicos específicos para cada grupo de profissionais reduz o turnover. O que isso significa? Que a empresa economiza, pois não tem a necessidade de fazer processos seletivos constantes. Além disso, as despesas com repetidas demissões e contratações diminuem, assim como os treinamentos de novos colaboradores.

Retenção e atração de talentos

Ao reduzir o turnover, você também consegue reter os melhores talentos. Atualmente, a concorrência no mercado é alta e as empresas não podem abrir mão de profissionais que fazem a diferença, trazem novas ideias e sabem como inovar. Por isso, é importante pensar em ações voltadas para o bem-estar de sua equipe.

Aliás, esses programas não só têm como objetivo reter os talentos, como também atrair os melhores profissionais. Isso porque sua empresa ganha a imagem de que é um bom local para trabalhar, pois se preocupa com a qualidade de vida dos colaboradores.

Redução das faltas e afastamentos

Quando você conta com colaboradores saudáveis, há menor probabilidade de faltas e afastamentos por adoecimentos e outras complicações de saúde. Com isso, você mantém seu time completo sem afetar as atividades do negócio.

Uso consciente do plano de saúde

Por fim, por meio de programas de saúde na empresa, você educa sua equipe a utilizar o convênio médico da empresa da melhor forma. Com esse controle, é possível diminuir as consultas e exames desnecessários, reduzindo bastante essa despesa.

Viu só como você só terá bons resultados ao integrar programas de bem-estar e saúde nas empresas? Contando com uma consultoria especializada em gestão de saúde, você consegue implantar soluções efetivas para sua equipe, melhorando não só a qualidade de vida dos profissionais, como também sua motivação e produtividade.

Gostou das informações que apresentamos? Então, aproveite e compartilhe este conteúdo com seus amigos das suas redes sociais!